sábado, 7 de maio de 2011

Montanha-russa Rubro-negra - Parte II - 1989



Como já vimos no começo dessa serie (link), por diversas vezes o Sport esteve para se consolidar nacionalmente, e de repente tudo dava errado e caiamos em desgraça.

E mais uma vez, como diz o nosso "querido" Homero Lacerda, o "Bonde da Historia" passou, e nós ficamos. Primeiro Campeão Brasileiro do nordeste em 1987,fomos campeões pernambucanos de 1988 e fizemos boa campanha no Brasileiro; ficamos em 8 lugar, sendo eliminado pelo campeão daquele ano, o Bahia. Vamos ver como se desenrolou o desastroso ano de 1989 para o Sport.

Começa 89, o time ja não era aquele campeão brasileiro, mas ainda estávamos no páreo para o estadual, era o que achávamos, pois, tanto no primeiro, como no segundo turno do campeonato pernambucano, ficamos em terceiro lugar, apenas um ponto atraz de Náutico e Santa Cruz, resultado: assistimos eles decidirem o titulo.


Time do sport de 1989

Mas para os rubro-negros nem tudo estava perdido, a CBF havia criado a Copa do Brasil, e logo na primeira edição deste torneio nacional, chegamos na final. Emoção para ferver o sangue dos rubro-negros, e dar esperança para se manter no cenário nacional. No primeiro jogo, empate de 1 x 1, na ilha do retiro. No jogo de volta, perdemos por 2 x 1 para o grêmio no olímpico, num jogo com a arbitragem polêmica e duvidosa: amargamos a vice-colocação.

Grêmio x Sport

Pra fechar o ano, depois de uma péssima campanha, fomos rebaixado para a segunda divisão do Campeonato brasileiro. Segue os modelos usados nos anos de 1989 e 1990: (Lembrando [Link] que com essas mesmas camisas, fomos campeões da Serie B em 1990)


Camisa 1 Temp. 1989-1990 [Acervo pessoal]

Camisa 2 Temp. 1989-1990 [Acervo pessoal]

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, acompanhei toda essa evolução do uniformes do Sport, lembro de todos eles, em especial a topper de 2000, (quando o treinador era Leão, putz que timaço),que tinha o sobreado amarelo ao redor do escudo...
    visita meu blog lá tem a camisa do Sport que fiz para editar no jogo Pro Evolution Soccer.

    abração!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela visita, visitarei seu blog sim. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de lhe parabenizar por esse blog que mostra a historia do nosso clube atravez de suas camisas. Coisa que o proprio clube deveria ter esse interesse em valorizar, por que é nas camisas que se eternizam os momentos hitoricos, tanto nas conquista quanto nas derrotas.
    Tambem sou colecionador, tenho umas 20 camisas das decadas de 80,90 e 2000. minha favorita é a de 94. pos foi a primeira que ganhei do meu pai, nº 8 que juninho pe usava. Alem dela tenho mais tenho mais duas de 94 e acabei de comprar outra 8.
    Por isso eu compreendo tranquilamente seu esforso em colecionar e fazer este blog.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante que estas camisas estejam na mão de rubro-negros. Como você falou o clube já não o devido valor que elas merecem, e esses dias fiquei triste ao saber que tem grandes joias, como a camisa usada por Ademir de Menezes na decada de 40, na mão de colecionadores por ai... Gostaria de conhecer sua coleção, você tem orkut ? entre em contato Amigo. Abraço.

    ResponderExcluir